Esaú e Jacó



Esaú e Jacó eram filhos de Isaque e Rebeca.  Esaú nasceu primeiro que Jacó, por isso era o primogênito de Isaque. Naquela época o filho primogênito quando o pai morria, o primogênito passava a ser o herdeiro de tudo, e os filhos que viessem depois do primogênito seria servo e não herdeiro. Nos dias de hoje se seu pai e sua mãe morrem os bens ficam para ser divididos em partes iguais, entre os irmãos naquela época não, somente o primogênito tinha o direito.

Naquela época quando o pai estava para morrer chamava o seu primogênito (primeiro filho), e o abençoava colocando a mão em sua cabeça, e passava todos os seus bens a partir daquela imposição de mãos.

Jacó sabia disso e não aceitava ser servo de seu irmão Esaú. Então Jacó sendo astuto com Esaú, vendo que Esaú chegava cansado, com fome, fez Esaú vender o seu direito de primogenitura por um prato de lentilhas. Leia em (Genesis 25. 27, até 34)

Amigo Leitor eu quero que você atente para dois fatos nesta historia verídica de
Esaú e Jacó. Se atente para a “imposição de mãos”, que Isaque fez em Jacó, passando todos os seus bens, e direitos e note que “Esaú estava cansado, com fome” e por isso vendeu seu direito de primogenitura.

Esaú era para ser um homem abençoado e ter a historia que Jacó teve, mas por estar cansado, com fome não usou a sua inteligência, quando Jacó foi astuto com ele.


Quando estamos lutando contra o diabo com Jejum e Oração, as lutas tendem a aumentar e ficar cada vez pior.
Vocês sabem o por quê?
 Por que a tua benção simplesmente esta do teu lado, Deus esta “impondo as mãos sobre você, e o diabo não quer que isso aconteça, então ele começa a te desanimar, ele faz você ficar prostrado, faz de tudo pra você não receber a sua benção.

Veja que Esaú estava com tanta fome que nem ligou para o seu direito de primogenitura.

“... Estou a ponto de morrer; de que me aproveitara o direito de primogenitura?”
(Gênesis 25.32)

Ele estava com tanta fome que não se importava com mais nada. Às vezes você esta somente preocupado com as lutas, revoltado de o porquê você ainda não ter vencido, que se esquece de ver o principal. Esquece de ver que quando passa por lutas a vitoria é certa. Deus te leva para o deserto, para as provas por dois motivos.
Primeiro motivo: Pra te provar e ver se você merece aquela benção. Ele quer ver sua reação.


Segundo motivo: Ele esta te preparando, te capacitando para que mais na frente você possa ajudar alguém com o seu testemunho, e para que você não caia mais no mesmo erro.

Quando Isaque impôs suas mãos em Jacó, Esaú veio reclamar o seu direito de primogenitura, mas, nada mais Isaque podia fazer para ajudar Esaú, ou seja, se você perder a sua benção, e depois for questionar Deus por isso, lembre se que antes você fez igual a Esaú, trocou sua benção pelo pecado, pelas murmurações, pelas dúvidas, medos, maus pensamentos e por ai vai.

Não se deixe enganar, o diabo sempre vira contra você, impedindo que Deus te abençoe. Não se comporte igual a Esaú, por que quando você perceber sua benção, sua oportunidade já passou, e ela nunca mais voltará da mesma forma, ou talvez nunca volte, pois para Esaú não voltou.

Pense nisso, e vigie para que ninguém tome o que é seu.

Comentários